Calgary

Calgary

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dicas e Informacoes sobre Imigracao

As informacoes contidas nesse post nao sao oficiais e nem estao atualizadas. Sao apenas baseadas nos meus conhecimentos e na minha opiniao.

Quem pode imigrar ao Canada?
Teoricamente, todos tem direito de participar do processo de imigracao, basta preencher alguns criterios que sao exigidos, em diferentes categorias.
Antes de mais nada, acho que o inicio de tudo, deve ser baseado em muito tempo gasto, porem nao perdido, em estudo. Todos que tem interesse em imigrar para qualquer lugar, precisa, nem que virtualmente, conhecer o lugar para onde pretende se mudar. Sao inumeros os sites para pesquisa e informacao. Comecando pelo site oficial do Governo Canadense: www.cic.gc.ca
O segundo passo que considero fundamental, antes de iniciar qualquer etapa do processo, e pensar muito a respeito do futuro profissional que voce espera exercer no Canada.
Tudo isso e muito importante, pois, independente de todas as vantagens que o "investimento" da imigracao possa trazer, as mudancas na vida sao muito grandes e radicais. Todas as atividades que sao exercidas aqui, seram suspensas, temos que abdicar de emprego, casa, bens, familia, amigos. E obviamente, comecar do zero em um lugar desconhecido, sem praticamente ajude de ninguem.

Uma outra sugestao que acho importante e se possivel conhecer pessoalmente o lugar que possivelmente sera o destino. Isso, para conhecer melhor o clima, a cidade, a vida cotidiana do lugar, etc...

Voltando entao ao processo de imigracao, vale deixar bem claro que o processo nao tem nada a ver com oportunidade de emprego. Ou seja, mesmo recebendo, apos todas as etapas, o visto de Residente Permanente, nao quer dizer que voce tera emprego garantido.

O processo de imigracao muito demorado e caro. Em media, leva-se 2 anos para finalizar e se gasta aproximadamente uns CAN$1000.00 por pessoa, fora os custos com traducao de documentos, sedex, certificacoes e certidoes, exame medico, etc.

Exitem basicamente 3 formas de imigrar ao Canada:

1) Classe Família
2) Classe Econômica
3) Profissionais Qualificados

Vou comentar apenas a terceira apcao.

Essa opcao, Skilled Workers, engloba todos aqueles profissionais que tem sua formacao enquadrada no NOC (Canadian National Occupational Classification ). Nessa categoria, sao avaliados criterios como: Educacao, Experiencia Profissional, Fluencia em Ingles e/ou Frances, Idade e outros criterios para determinar a Adaptabilidade ao pais.

A cada um desses criterios, sao dados pontos. Atualmente, sao necessarios 67 pontos (total de 100) para ser elegivel ao processo. Voce pode fazer um teste para avaliar sua pontuacao no seguinte link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/assess/index.asp .

Uma dica que considero importante e antes de qualquer providencia, e ter a fluencia de Ingles. A pontuacao nesse criterio e alta e exigem comprovacao de proficiencia na lingua. Ou seja, voce tem que fazer uma prova de proficiencia. Entre as opcoes para esse exame, tem-se:

A- TOEIC: Test of English for International Communication (exame norte-americanos)
B- TOEFL: Test of English as a Foreign Language (exame norte-americanos)
C- IELTS: International English Language Testing System (exame britânico)
D- CPE: Cambridge Proficiency in English (exame britânico)

Nos, optamos pelo IELTS, que e mais barato, menos burocratico e mais facil de se obter bons resultados.

Com relacao a pontuacao descrita acima, vale ressaltar que o Governo Canadense pode a qualquer momento mudar os criterios e a nota de corte dependendo do interesse deles em aumentar ou diminuir o numero de imigrantes em um determinado momento.

Apos ter feito a verificacao de sua elegibilidade para o Processo voce pode entao dar inicio a tudo. Hoje, o Governo Canadense aplica o chamado Simplified application process ou o Regular application process . Voce deve ler atentamente para saber qual se adapta a voce e entao imprimir o guia para preenchimento dos formularios e lista de documentos que deve ser enviados. voce consegue o guia e os formularios nesse link: http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/skilled-simple.asp .

Apos preencher os formularios e enviar o que e solicitado, aguard-se um periodo de conformacao de recebimento pelo Consulado Canadense em Sao Paulo (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil/index.aspx?lang=pt).

Dai para frente e ter muita paciencia e aproveitar o longo periodo, ate que eles solicitem os documentos para conferencia do que foi preenchido nos formularios, para se planejar sobre seu futuro.

Resumindo, e longo, caro, trabalhoso e complicado. Porem acredito que todo esforco e valido, pois se assim nao fosse, nao estaria escrevendo esse longo artigo. Espero que esse post sirva para aqueles que estao comecando seu processo e para aqueles que algum dia pensaram em mudar para o Canada.

Boa sorte a todos e ate mais!!

2 comentários:

William The Best disse...

Essas informações são muitos úteis, vocês estão de parabens, ey estou fazendo o TOEIC, pela Wizard aqui em São Paulo.

William Barbosa disse...

Essas informações são muitos úteis, vocês estão de parabens, ey estou fazendo o TOEIC, pela Wizard aqui em São Paulo

Video Interessante