Calgary

Calgary

domingo, 1 de junho de 2008

Por que Calgary?










Obviamente que o pontape inicial da decisao da escolha da cidade foi influenciado pelo Fa. Quando fomos a primeira vez, decidi a primeira vista, ainda do aviao, que seria la. A cidade , apesar de ter quase 1 milhao de habitante, parece manter a tranquilidade de cidades do interior. Voce se sente seguro mesmo nos lugares movimentados. voce se sente tranquilo, principalmente nos bairros residenciais. Alem do mais, tem diversao, agito, Shoppings muitobons, restaurantes e principalmente um potencial economico astronomico.








Fazendo um resumo historico, geografico e socio-economico, Calgary é a cidade mais populosa da província canadense de Alberta, e a terceira mais populosa do país, sendo que sua região metropolitana é a quinta mais populosa do país. Localiza-se no sul da província, a cerca de 80 quilômetros leste das Montanhas Rochosas. Sua população é de 991 759 habitantes, possuindo aproximadamente 1,06 milhão de habitantes na sua região metropolitana. Fundada em 1875, Calgary é atualmente um centro financeiro e comercial, onde estão localizadas as sedes das principais empresas petrolíferas do Canadá.




Antes de ser habitada por europeus, a região onde localiza-se a cidade de Calgary anteriormente era habitada por nativos americanos da tribo blackfoot, cuja presença data de ao menos 9000 a.C. Em 1787, o cartógrafo David Thompson passou o inverno com um bando de nativo americanos peigan, acampados ao longo do Rio Bow. Este foi o primeiro registro de um europeu a passar na região. Já por volta de 1860, colonizadores passaram a caçar búfalos e a vender whiskey, ilegalmente, na região.






Calgary foi fundada como Fort Brisbois, sendo renomeada Fort Calgary em 1876. O assentamento foi criado pelo governo canadense, como uma medida de proteção dos campos canadenses de comerciantes americanos ilegais de whiskey na região.
A
Canadian Pacific Railway alcançou Calgary em 1883 (enquanto esta era construída do leste canadense em direção à costa pacífica). O governo canadense, buscando povoar a região central do país, escassamente povoada, ofereceu terra livre a quaisquer pessoas ou famílias, desde que elas cultivassem a terra por um certo período de tempo. Isto atraiu muitas pessoas, especialmente imigrantes dos Estados Unidos, e em menor escala, escoceses e irlandeses. Vários chineses, que faziam boa parte da força de trabalho que construíram a ferrovia, também instalaram-se no assentamento, que se tornou a primeira cidade dos Territórios do Noroeste em 1894. Tinha, então, cerca de 39 mil habitantes.



















Com o desenvolvimento da pecuária e da plantação de trigo, incentivada pela ferrovia transcontinental que cortava a cidade, Calgary cresceu. Em 1912, quatro vaqueiros organizaram um festival de rodeio. Eles chamaram este evento como Calgary Stampede, que logo tornou-se um evento anual na cidade.
Petróleo fora sido descoberto em Alberta em 1914, mas foi somente na década de 1960, com a descoberta de grandes reservas na província, foi que o petróleo tornou-se a principal fonte de renda de Alberta, bem como de Calgary. Então, a cidade já possuía cerca de 325 mil habitantes, em 1974, e com o grande crescimento econômico propiciado pelo petróleo, a população da cidade cresceu para aproximadamente 647 mil habitantes em 1987.
Em
1988, a cidade de Calgary sediou as Olimpíadas de Inverno. Para abrigar o evento foi construído o Canada Olympic Park, onde ficam as pistas de salto com esquis, que estão entre as dez mais altas do mundo. Há também as pistas de trenó, com um simulador que permite a sensação das corridas. Tem ainda uma estalagem com uma cafeteria e o Olympic Hall of Fame, uma exposição de objetos olímpicos e exibições de filmes. Vale lembrar que a primeira equipe olímpica jamaicana de bobsled competiu nas Olimpíadas de Inverno de Calgary em 1988, inspirando mais tarde o famoso filme Jamaica abaixo de zero.




O clima e o tempo em Calgary é altamente instável, embora a cidade possua uma reputação pelos seus invernos muito frios. A instabilidade do tempo provém do choque de duas frentes, uma polar fria, vinda do norte, e outra, quente, vinda do sul. Além disso, os ventos de Chinook, secos e amenos, que vêm do Oceano Pacífico, aumentam a temperatura da cidade em cerca de 20°C, no inverno, e podem durar vários dias.
No verão, Calgary possui
temperaturas máximas de 20°C a 35°C, com médias de 17°C. No inverno, máximas de -20°C a 10°C, mínimas de -40°C a -20°C, e média de -9°C. A taxa precipitação média anual de chuva é de 30 centímetros, e a taxa precipitação média anual de neve é de 15 centímetros.








2 comentários:

Anônimo disse...

Porque Calgary é tuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!
mami

William Barbosa disse...

Como é a vida em Calgary, e estou estudando Comércio Exterior e fácil, encontrar emprego nesta área no páis?

Video Interessante